Conheça 7 dicas que irão fazer você viver bem com o seu corpo e saudável

Viver saudável e de bem com o seu corpo é o desejo de todo mundo. No entanto não precisa investir muito tempo e dinheiro para atingir esse objetivo.

Algumas medidas simples, podem ajudar você a ter mais bem-estar e qualidade de vida. Conheça 7 dicas de saúde e beleza que valem ouro e estão ao seu alcance.

  1. Mantenha uma alimentação saudável e equilibrada

Cuidar daquilo que você coloca no prato é uma das dicas de saúde mais importantes para quem se preocupa em estar sempre bonita e saudável. No entanto, para ficar longe da obesidade e garantir mais disposição, não é preciso investir em alimentos caros ou refeições elaboradas.

Pratos simples, como o arroz e feijão, por exemplo, oferecem uma excelente combinação de vitaminas, minerais, fibras e aminoácidos e têm propriedades antioxidantes, que ajudam a retardar a ação do tempo.

Além disso, inclua em sua alimentação muitas frutas, legumes e verduras como o brócolis, que é rico em cálcio, potássio, selênio, ácido fólico e ajuda a proteger o organismo contra o câncer de cólon, pulmão e mama.

Com alto teor de fibras, ele também ajuda a reduzir o colesterol e acelerar a eliminação do estrogênio do organismo, hormônio feminino que em altos níveis pode favorecer o aumento de peso e o risco de doenças da tireoide e osteoporose.

Por último, diminua seu consumo de açúcar refinado. Além de não trazer nenhum benefício à sua saúde, o excesso pode levar à obesidade e provocar doenças associadas, como diabetes e hipertensão. Substitua as sobremesas cheias de calorias por frutas no dia a dia e deixe aquelas que levam o ingrediente para ocasiões especiais. Viva saudável e bem.

2. Pratique exercícios físicos regularmente

Pratica de esportes

Não é incomum ouvir de mulheres sedentárias que se exercitar não é uma prioridade, já que não trabalham com profissões ligadas à estética, como modelos ou atrizes. No entanto, a prática de exercícios físicos é uma das principais dicas de saúde e qualidade de vida à longo prazo.

Exercitar-se por 30 minutos, no mínimo cinco vezes por semana, ajuda a reduzir o risco de doenças cardíacas, artrite, obesidade, diabetes e hipertensão.

Além disso, a prática de atividade física constante atua na preservação da massa muscular e da flexibilidade ao longo da vida, garantindo uma velhice ativa e independente. Como se tudo isso não fosse suficiente para colocar o corpo em movimento, sua saúde mental também sai ganhando.

Quando você se exercita, o corpo libera endorfinas, substâncias que relaxam o corpo, aliviam as dores e são responsáveis por uma sensação geral de bem-estar. A ação do exercício físico na saúde mental é tão importante que a prática é recomendada até mesmo como tratamento complementar em quadros de depressão e ansiedade. Viva saudável e bem.

  1. Consulte um médico regularmente

Uma das melhores maneiras de manter a sua saúde sempre em dia é atuar preventivamente. Isso porque uma grande parte das doenças podem ser tratadas com total sucesso quando detectadas precocemente.

Por isso, não abra mão de fazer consultas regulares com médicos de sua confiança, mesmo que não esteja sentindo nenhum tipo de desconforto.

Ao menos anualmente, é essencial passar por um check-up completo, para realizar os exames laboratoriais de rotina e aqueles específicos solicitados pelo médico de acordo com a sua faixa etária, como mamografia ou colonoscopia, por exemplo. Viva saudável e bem.

Atualmente, com o surgimento das clínicas populares, já é possível ter acesso a atendimento de qualidade mesmo sem ter plano de saúde e por um valor que cabe no seu bolso. Por isso, não abra mão de se cuidar!

  1. Não esqueça do protetor solar

Se você quer chegar à terceira idade com uma pele saudável e sem manchas, comece a usar o protetor solar desde já.

O produto é uma das maneiras mais eficazes de evitar o envelhecimento prematuro da pele provocado pela exposição intensa aos raios solares e, claro, de minimizar os riscos de câncer de pele.

Regularmente associado aos dias de praia e piscina, o protetor solar deve ser utilizado todos os dias, inclusive naqueles em que você nem planeja sair de casa, já que a luz visível — aquela que é captada pelos olhos e nos permite enxergar objetos — também causa danos à pele.

Além disso, esse tipo de luz não é emitida somente pelos raios solares, mas também pelas luzes artificiais, como as que você têm em casa ou no escritório e as emitidas por aparelhos eletrônicos como televisões, celulares, computadores ou tablets.

É importante criar o hábito de aplicar o produto pela manhã, logo depois de se levantar, e reaplicar sempre que lavar o rosto ou tomar banho. Viva saudável e bem.

  1. Faça do sono uma de suas prioridades

Uma das dicas de saúde e beleza mais importantes para quem gosta de se cuidar é ficar atenta à qualidade do seu sono. Descansar bem é essencial não só para que o organismo se refaça das suas atividades diárias, mas também para a manutenção da sua saúde mental.

Quando você não dorme bem ou em quantidade suficiente, seu corpo não atinge a fase do sono REM, que é aquela em que o organismo se restaura para enfrentar outro dia. O resultado é que você acorda com a impressão de que está ainda mais cansada e irritada.

Quando contínua, essa dificuldade para descansar  pode se refletir na sua capacidade de concentração e retenção de informações e até mesmo no seu peso, já que uma noite mal dormida aumenta o desejo por alimentos ricos em açúcar, carboidrato e gordura no dia seguinte.

Em geral, medidas simples, como evitar levar aparelhos eletrônicos para o quarto e não consumir bebidas alcoólicas ou refeições muito pesadas nas duas horas que antecedem o período de descanso, costumam surtir efeito.

No entanto, se o problema se prolonga por semanas, busque um médico para verificar se alguma questão de saúde não está dificultando o sono. Viva saudável e bem

  1. Beba água frequentemente

Embora quase não há quem não conheça essa dica de saúde, poucos realmente seguem a recomendação, talvez por não entender os benefícios que incorporar o hábito pode trazer para o seu dia a dia.

Como 70% do corpo é composto de água, ela é fundamental para o seu correto funcionamento. Sem hidratação adequada, funções importantes entram em desequilíbrio, e a produção de energia diminui.

Além disso, tomar no mínimo 2 litros de água no dia ajuda a prevenir problemas renais, melhora a circulação sanguínea, o que pode amenizar o aspecto da celulite, promove uma melhora no funcionamento dos intestinos e previne o inchaço e a retenção de líquidos. Por isso, tenha sempre uma garrafa por perto e hidrate-se!

  1. Elimine de vez o cigarro

Poucas hábitos são tão prejudiciais à sua saúde e de sua família quanto o tabagismo. Isso porque quando você fuma, além de aumentar suas chances de contrair câncer de pulmão, doenças cardíacas ou  mesmo de sofrer um acidente vascular cerebral, você expõe aqueles que estão à sua volta aos riscos dos fumantes passivos.

De acordo com a OMS, a Organização Mundial da Saúde, crianças que convivem com fumantes têm em média 30% mais chances de ter câncer de pulmão e 24% mais chances de sofrer um infarto. Nos bebês, os riscos de morte súbita são cinco vezes maior, motivos mais do que suficientes para deixar o hábito de lado, agora mesmo, não é?

E então, gostou de conhecer nossas dicas de saúde e beleza? Se você quiser se aprofundar no tema, baixe agora mesmo o Manual da Saúde da Família e aprenda a cuidar melhor daqueles que você ama!

Viva saudável e bem

Fonte: Especialmed

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimas notícias

Shopping Basket