A relevância do café da manhã é praticamente uma unanimidade entre os especialistas em saúde. Isso porque, assim que acordamos, é importantíssimo repor as energias e preparar o corpo para as atividades do dia.

Isso porque mesmo quando estamos dormindo, nosso corpo continua gastando energia para manter as funções básicas do corpo, então pular essa refeição e esperar até o almoço pode causar problemas de saúde a longo prazo.

Portanto, o mais recomendado é que o café da manhã seja uma refeição mais leve, que incorpore ingredientes de vários grupos alimentares, como carboidratos, proteínas e gorduras, tudo de forma balanceada.

O que um café da manhã saudável deve incluir?

Primeiramente, para iniciar bem o dia, cheio de energia, bom humor e disposição para enfrentar o dia, existem várias opções para compor um cardápio saudável. Confira abaixo alguns exemplos de alimentos leves e saborosos que podem fazer parte de suas refeições pela manhã:

  • Frutas e sucos naturais: As frutas são fontes de vitaminas importantes para nosso organismo e muitas possuem propriedades antioxidantes. Portanto, você pode incluir as frutas picadas ou na forma de sucos e vitaminas naturais;
  • Castanhas e amêndoas: Nozes, castanha do Pará, de caju, macadâmias e amêndoas possuem gorduras e óleos que ajudam a revitalizar nossa pele. Ademais, ajudam a controlar a pressão e oferecem uma série de benefícios ao corpo.
  • Ovos: Os ovos são uma grande fonte de energia. Quando ingeridos no café da manhã, eles ajudam a manter a sensação de saciedade por mais tempo entre as refeições. Então, ele pode ser mexido, cozido ou mesmo em panquecas recheadas.
  • Derivados do leite: Queijos frescos, iogurtes e mesmo o leite em si também são muito bem-vindo em uma mesa de café da manhã. Além disso, eles são ricos em cálcio, um mineral fundamental na formação e fortalecimento dos ossos.
  • Chá ou café: Atualmente existe um grande variedade de chás disponíveis, alguns inclusive para realizar um detox em nosso organismo. Em contrapartida, o café é bem conhecido por nos dar aquela dose de energia extra para começar bem o dia.

Portanto, se você acha que o café da manhã precisa ser uma refeição sem graça, está totalmente enganado. Dessa maneira, separamos uma receita deliciosa de panqueca americana para você iniciar seu dia com mais energia e disposição!

Ingredientes

  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo (bem cheia)
  • 4 colheres (sopa) de açúcar
  • 3 colheres (chá) de fermento químico em pó
  • 2 unidades de ovo
  • 1 xícara (chá) de leite
  • 2 colheres (sopa) de manteiga derretida
  • 1 pitada de sal
  • Manteiga para untar a gosto

Modo de Preparo

  1. Primeiramente misture todos os secos e, em outro recipiente, misture os líquidos mexendo bem;
  2. Então, junte os secos e líquidos, sem bater e nem mexer muito;
  3. Unte uma frigideira e com o auxílio de uma concha coloque as porções;
  4. Frite em fogo médio por aproximadamente um minuto de cada lado ou até ficar douradinha.

Aliás, uma das vantagens desta receita é que ela leva itens básicos, inclusos na maioria das cestas básicas. Então, se você ficou com vontade, vale verificar o site da Silvestre Alimentos, já que você encontrará tudo para fazer suas panquecas em casa. E para acompanhar, você pode utilizar mel silvestre para cobertura e frutas picadas. Bom apetite!

Confira nosso siteclique aqui!

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimas notícias

Você informado

Em Destaque

Shopping Basket