Ford anuncia fechamento de fábricas no Brasil, BNDES cobra explicações

A montadora Ford anunciou nesta segunda-feira (11) o encerramento da produção de veículos em suas fábricas no País. O motivo a qual se comentam pode ser a Pandemia do novo corona vírus, estreitando suas vendas e fabricações, a montadora considera que o mercado brasileiro ainda não sentiu as consequências da pandemia.

Apenas o Centro de Desenvolvimento de Produto, na Bahia, o Campo de Provas e a sede regional, ambos em São Paulo, serão mantidos. A Ford informou que vai encerrar a produção imediatamente em Taubaté e em Camaçari, na Bahia. Nessas duas unidades, será mantida a produção por alguns meses apenas para montagem de peças para garantir estoques de pós-venda. A Fábrica em Horizonte, no Ceará, vai continuar operando até o segundo semestre deste ano.

A partir do próximo ano, os veículos comercializados no Brasil, serão importados de países vizinhos como Argentina e Uruguai, além de outras partes em que a montadora tem suas fábricas na América do Sul.

 

“A Ford está presente há mais de um século na América do Sul e no Brasil e sabemos que essas são ações muito difíceis, mas necessárias, para a criação de um negócio saudável e sustentável”, disse Jim Farley, presidente e CEO da Ford.

“Estamos mudando para um modelo de negócios ágil e enxuto ao encerrar a produção no Brasil.”, completou.

Já o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) afirmou na segunda-feira (11) que vai pedir explicações à Ford sobre o fim da produção no Brasil. A decisão causa impacto direto a 5,3 mil emprego nas plantas de Camaçari, na Bahia; Taubaté, em São Paulo; e a fábrica da Troller, em Horizonte, no Ceará. O banco informou que há duas operações ativas com a empresa com valor de R$ 335 milhões se referem ao desenvolvimento de novos veículos e de projetos sociais.

“O BNDES soube pela mídia do fechamento das fábricas, procurou a empresa para pedir esclarecimentos. O Banco aguarda informação oficial para avaliar os impactos da eventual decisão nos projetos financiados”, disse, em nota. De acordo com o um levantamento do O Globo, desde 2002 as 20 maiores operações do BNDES com a Ford somaram cerca de R$ 3,5 bilhões.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

Últimas notícias

Shopping Basket