Lançamento de astronautas da Nasa com foguete da SpaceX é adiado

O lançamento de um foguete da SpaceX marcado para esta quarta-feira (27) foi adiado por causa do mau tempo no icônico Centro Espacial John F. Kennedy, no Cabo Canaveral, na Flórida (EUA).

Com os astronautas já a bordo do foguete, a missão acabou sendo cancelada às 17h16 (de Brasília), pouco menos de 20 minutos antes do lançamento. A missão é considerada um marco por ser a primeira vez que a Nasa (agência espacial norte-americana) envia astronautas ao espaço com transporte de uma empresa privada.

Esta é, também, a primeira vez em 11 anos que a agência manda humanos ao espaço do território norte-americano.

Com o adiamento, o lançamento agora ficou marcado para o próximo sábado (30), às 16h22. Até o momento do cancelamento todos os sistemas do foguete foram considerados normais nas checagens preparatórias.

Desde que aposentou seus ônibus espaciais em 2011 a agência fazia lançamentos do Cazaquistão com a nave russa Soyuz, considerada uma das mais confiáveis já fabricadas e com histórico de apenas um acidente. Para fazer isso, o governo norte-americano era obrigado a pagar uma quantia milionária para a Rússia.

O lançamento está marcado para ocorrer mesmo em meio às restrições provocadas pelo coronavírus, mas sem a festa que se esperava para o momento – o público foi orientado a acompanhar de casa o lançamento por causa do isolamento social. O presidente norte-americano Donald Trump havia pousado em Cabo Canaveral pouco antes do adiamento da decolagem do foguete.

Fonte UOL

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email
Shopping Basket